IDEIAS DE GESTÃO: INTERNET

Ouço, frequentemente, a comunicação social falar da Internet e sobre os seus efeitos nos negócios e nas empresas. No entanto, interrogo-me sobre os seus reais benefícios. Será a Internet assim tão decisiva para o futuro das empresas?

__________

A comunicação social nem sempre teve o espírito crítico necessário para interpretar o verdadeiro significado das mudanças em curso. Mas, de facto, o mundo mudou com a Internet. Este é (quase) um lugar comum mas que convém recordar porque alguns parecem já ter esquecido esse facto e outros parecem ainda não o ter compreendido.

A Internet mudou, em muitos aspectos, a maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes e como operam no mercado. Na euforia da economia digital, parecia que sem Internet o mundo empresarial desabaria. Passada essa euforia, entrámos num período de «recessão psicológica anti-Internet». Em ambos os momentos, há um nítido exagero. A Internet não é a causa de todos os problemas nem é a solução milagrosa.

Aliás, há muitos anos que os gestores e os empresários mais avisados sabem não há milagres. A Internet é, apenas ou sobretudo, mais um instrumento que está à disposição das empresas na sua luta pela conquista e manutenção de clientes. Tal como a logística ou como os sistemas informáticos. Mas, como é óbvio, esses instrumentos só podem ser verdadeiramente úteis para uma empresa se forem utilizados dentro de uma estratégia e perseguindo objectivos claros.

Antes da Internet, as empresas tinham de, entre muitas outras coisas:

-Conhecer o mercado;

-Tinham de fazer pesquisa de mercado para identificar as necessidades dos consumidores e

-Desenvolver produtos/serviços para as satisfazer;

-Possuir canais de distribuição que permitissem a activa venda dos seus produtos ou serviços

-Ter programas de fidelização do seus clientes;

-Produzir produtos com a qualidade exigida pelos seus clientes;

-Cumprir prazos de entrega e os outros compromissos que assumiam com os seus clientes;

-Ser competitivas perante a concorrência;

-Comunicação eficaz para os diversos públicos-alvo;

-Ser lucrativas;

-Ter clientes; ou melhor ainda, clientes satisfeitos e com vontade de continuar a adquirir os seus produtos;

E, hoje, com a Internet, o que mais ambiciona o empresário ou gestor que quiser ter sucesso e produzir um desenvolvimento sustentado dos seus projectos empresariais? Exactamente o mesmo.

A única coisa que mudou foram algumas das condicionantes em que a actividade empresarial se desenvolve.

Uma empresa para ter sucesso tem de continuar a ser gerida com o mesmo rigor, a mesma eficácia, a mesma responsabilidade e a mesma ambição, que antes. Mas, agora, dispõe de uma nova e poderosa arma: a Internet: E poderá utilizá-la de muito variadas formas e com as adaptações indispensáveis às características da empresa. Mas sempre com claros princípios de gestão porque, com o ou sem a Internet, é sempre Negócio... Business as usual...